Quando se prepara uma matéria ou um programa é necessário se focalizar alguns aspectos. Se for uma matéria, procure identificar as questões do roteiro de externa roteiro de externa. Se for um programa, procure levantar as questões do projeto de programa .
Se você já se decidiu pela matéria ou programa, vamos para o segundo passo. Faça uma listagem do equipamento, use o check list de equipamento.
Digamos que você já tenha gravado o material. Agora é só fazer a decupagem. Use a lauda de decupagem. Como fazer?
Na decupagem clássica, tanto para vídeo como cinema, é necessário registrar na coluna marcação, a marcação de tempo, na descrição registrar cada mudança de plano (lembra do conceito de plano?), movimento (se houver movimento de lente ou de câmara), descrever a cena; descrever o áudio de Off, Stand-up, sonora, cabeça ou pé. Tudo nessa ordem. Na coluna observação, identifique Usar ou Não usar; ou ainda, fora de foco, sem áudio. Observações que vão lhe auxiliar no seu roteiro de edição, que vem a seguir. Veja o exemplo de decupagem
Para o roteiro de edição você utiliza a lauda de TV. No roteiro de edição você vai fazer uma previsão da sua edição; aqui vai constar o que foi selecionado, o que lhe agradou para sua matéria, em termos de imagens e áudio da lauda de decupagem na ordem que você vai escolher. É uma espécie de peneira.
Na coluna vídeo você copia e cola as marcações da lauda de decupagem em termos de marcação de tempo, plano, movimento, cena. Na coluna áudio, na mesma altura da marcação de vídeo, em termos horizontais, coloque o áudio selecionado correspondente, identificando antes, se é sonora, off, stand-up, cabeça ou pé. Essa é sua previsão de edição.Veja o exemplo de roteiro de edição
Depois do material editado, você vai para lauda de apresentação. Para isso você utiliza a mesma lauda de TV, sendo que aqui você "resume" o roteiro de edição. No roteiro de apresentação deve constar todo texto de cabeça e pé para o apresentador. Do corpo da matéria, você indica na coluna áudio somente as deixa inicial e final de cada sonora, stand-up e off; identificando na coluna vídeo correspondente o gerador de caracteres de quem está falando. Veja o exemplo de roteiro de apresentação.
O roteiro de apresentação, também conhecido como script vai para toda equipe do telejornal, todos aqueles que colocam o telejornal no ar. Por isso eles precisam saber somente o texto do apresentador (cabeça e pé). O st-up, off e son já foram editados e estão no VT, só precisando as DI e DF. Na coluna vídeo somente identifique o gerador de caracteres de todos os que falam em termos de stand-up e sonoras.
Depois que você tem todos os roteiros de apresentação de todas as matérias do seu telejornal, você pode fazer o espelho do telejornal. Veja um exemplo de espelho.
Antes de terminar um bloco e passar para outro é necessário chamar a principal matéria que vem a seguir. Trata-se de uma escalada. Veja um exemplo de escalada.