Basicamente existem quatro formas de apresentação da notícia em TV: nota simples, nota coberta, boletim e reportagem.
A nota simples se configura quando o apresentador lê no estúdio o texto da cabeça da matéria. Esta matéria não possui imagens, nem repórter nem entrevistas. Trata-se somente do texto lido no estúdio. Neste caso a nota simples é a cabeça da matéria.
A nota coberta se configura quando a matéria possui imagens com off, isto é, com uma narração, que pode ser do repórter ou do apresentador, coberta por imagens. A nota coberta possui uma introdução lida pelo apresentador no estúdio.
O boletim clássico é uma forma de apresentação da notícia que possui imagens, narração, entrevista com uma fonte ou um ponto de vista e o stand-up do repórter. Também pode se caracterizar o boletim somente com o stand-up do repórter e/ou uma entrevista com uma fonte. Em qualquer dos casos, antecede a matéria a cabeça do apresentador no estúdio, introduzindo a mesma.
A reportagem completa traz a cabeça do apresentador no estúdio e é composta de imagens, narração, stand-up do repórter e entrevista com duas ou três fontes onde se caracteriza o contraponto de informações. Isso significa que vão ser perguntas diferentes para as fontes, que vêm de lugares de fala diferentes. Também podemos caracterizar a reportagem somente com o contraponto das fontes, acrescido ou não do stand-up do repórter. Aqui também antecede a matéria uma cabeça do apresentador no estúdio introduzindo a mesma.