Existem algumas regras básicas para produção de matérias para telejornal. Vejamos a seguir:
- redigir os textos de Áudio sempre na lauda de TV, coluna da direita (veja em Anexos, Documentos a serem prenchidos). Nesta coluna escrevemos os textos de Cabeça, Pé, Off, Stand-up e Sonoras;
- utilizar somente um dos lados da página;
- na coluna Áudio usar um tamanho de fonte, de modo que em meia lauda, por linha, tenhamos uma média de 32 dígitos (Times New Roman tamanho 14 ou Verdana 12).
- na coluna Áudio entrelinhas de 1,5;
- na coluna Vídeo o entrelinhas pode ser simples;
- a fonte da coluna vídeo pode ser menor que a áudio (Times New Roman de 08 a 12 ou Verdana 08;
- não usar sinais gráficos nem marcação de jornalismo impresso;
- no lado esquerdo da Lauda de TV, escrever as informações referentes ao vídeo: marcação de tempo, Planos, enquadramento, Movimento de lente e Movimento de câmera e Gerador de Caracteres;
- na lauda TV usar sempre a margem esquerda, sem entrada de parágrafo; nunca justificar nem centralizar o texto.
- nunca separar as sílabas no final de linha;
- usar uma lauda para cada matéria, mesmo que o texto seja pequeno;
- abreviar somente palavras de amplo conhecimento público: FIERGS, FGTS, SUS;
- cada linha da coluna Áudio, no tamanho de fonte já descrito, com 32 dígitos, tem uma duração média de 2 seg por linha;
- na coluna áudio usar frases curtas, ordem direta, palavras curtas;
- o texto precisa ser conciso e objetivo;
- um texto de TV (cabeça, off, st-up ou pé) não pode ter mais que 20 linhas;
- no telejornalismo os artigos são imprescindíveis;
- evitar adjetivos;
- jamais começar frases com gerúndio;
- usar o Futuro Composto (O presidente viaja amanhã);
- evitar o Futuro do Indicativo (Não usar: O presidente viajará amanhã);
- não usar o futuro do pretérito;
- não usar pretérito mais que perfeito ou pretérito imperfeito; usar somente o passado perfeito, se for necessário;
-não usar formas como mesóclise (cantar-se-ia) nem ênclise (vendem-se); preferir a próclise (se vendem casas);
- cuidado com palavras de duplo sentido (verbo provocar, tempo provoque; verbo provar, tempo provo que);
- não usar pronomes pessoais (ele, ela); identificar quem fala (dê o nome);
- não usar expressões indefinidas ou dúbias (não deixe o telespectador em dúvida quanto a sua matéria);
- ler sempre em voz alta a notícia antes de entregá-la ao apresentador;
- evitar cacofonia;
- evite rimas e palavras com a mesma terminação, troque por sinônimos;
- evite frases entre vírgulas;
- evite frases longas (máximo de três linhas por frase);
- combine informação visual com informação auditiva, sem prejuízo de uma ou outra;
- texto e imagem são complementares e não excludentes;
- o texto não deve ser descritivo;
- evite redundâncias entre imagem e texto;
- identifique no texto os elementos fundamentais da notícia: quem, quê, quando, onde, como e por quê;
- a imagem tem narrativa própria e pode transmitir informação e emoção, sem palavras;
- uma imagem forte pode ser valorizada por recursos de texto;
- usar linguagem coloquial;
- obedecer as regras gramaticais;
- evitar gíria e jargões;
- palavras, expressões e tempos verbais devem ser simplificados;
- termos e expressões específicos de certas áreas devem ser traduzidos para TV;
- os números devem ser sempre escritos por extenso;
- evite começar o lead de uma matéria com números;
- o dia é dividido em 12h, manhã, tarde e noite (não usar 24h);
- repetição de palavras, idéias ou nomes é importante no texto da TV.