O trabalho numa redação de TV é produzido por uma equipe onde cada profissional tem uma função específica a desempenhar. Vejamos a seguir.
Diretor Responsável - Responde pelo jornalismo da emissora fazendo a ponte com os outros departamentos. Orienta as abordagens editoriais, define orçamentos e contratações e promoções. Deve ser líder.
Diretor Executivo ou Chefe de Redação - Ponto de equilíbrio na redação. Acompanha o trabalho da chefia de reportagem, dos editores e dos repórteres. Responde às consultas imediatas sobre dúvidas editoriais. Deve conhecer bem o funcionamento da televisão e dos membros de sua equipe.
Chefe de Reportagem - É a base operacional do telejornalismo. Tem controle e conhecimento do pessoal e equipamento à disposição da reportagem. Faz escalas de trabalho. Conhece o enfoque que os editores querem e recebe a orientação editorial da chefia de redação. Deve ter rapidez nas tomadas de decisão. Monitora o trabalho dos repórteres.
Supervisão de Imagens / Chefe de Operações - Faz a conexão entre as áreas prestadoras de serviço e o jornalismo. Verifica as condições dos equipamentos e confere as necessidades do jornalismo. Acompanha os avanços tecnológicos. Controla o tráfego de fitas.
Apurador - É o primeiro contato da notícia com a redação. O apurador faz a ronda das principais fontes de informação. Colabora para completar informações para as equipes que estão na rua, faz conferência de dados para o fechamento do jornal e acompanha desdobramentos. Não deve substituir o trabalho do repórter. Faz parte da apuração acompanhar o andamento dos serviços de transporte, trânsito, saúde pública, polícia e defesa civil. São seus instrumentos de trabalho catálogos, almanaques, rádio, rádio-escuta, agências e Internet.
Pauteiro - Profissional encarregado de reunir informações que podem se tornar reportagens. A pauta mostra uma notícia completa, mas que deve ser desdobrada. Uma característica deste profissional deve ser a curiosidade. Precisa ter faro pela notícia, interesse por boas histórias, capacidade de estabelecer conexões. Deve enxergar a notícia antes das outras pessoas. São recursos para pautar: o acompanhamento sistemático com a apuração, leitura de periódicos, agenda, Internet, contatos pessoais. São dois os tipos básicos de pauta: a factual e a produzida.
Produtor de Pauta - Dá início à pauta. Depois de discutida com os editores, inicia-se o processo de produção. Marca entrevistas, visualiza imagens, tudo antes da equipe ir para a rua. Com isto, é quem decide os entrevistados de uma matéria. Trabalha nos bastidores, sem aparecer no vídeo.
Repórter - Tem função de líder na equipe de externa. Reúne informações, faz entrevistas e apronta o texto das reportagens, dando formato final. Negocia com os editores o tempo da reportagem, sendo destes a palavra final. Precisa ter empatia com a audiência e boa voz. No plano de carreira começa como repórter local, regional, nacional e correspondente internacional.
Repórter Cinematográfico - Responsável pela captação das imagens que serão vistas pelo telespectador. Sua formação pode ser técnica ou superior. Conhece o conjunto da pauta e o objetivo da reportagem, procurando compreender o contexto e o enfoque da matéria. Opina sobre o uso das imagens que fez.
Assistente / Operador - Muitas vezes é o próprio motorista trabalhando como operador de áudio ou iluminador.
Coordenador de vivo - Responsável pela coordenação da intervenção ao vivo do repórter. Comanda a operação estão em contato com o switcher. Indica o momento em que o repórter deve iniciar a sua participação no noticiário. Pode acompanhar através de um monitor ou mesmo de um telefone celular ou ponto.
Produtor de Campo - Atua na coleta de dados que serão consolidados no texto do repórter. Está presente em grandes coberturas ou em coberturas longas, com várias entradas ao vivo, situação em que o repórter deve estar plenamente concentrado.
Editor de Texto - Avalia as imagens e informações trazidas pela equipe de reportagem e dá formato ao texto final, junto com o repórter. Escreve a cabeça a ser lida pelo apresentador. Pode decidir pela queda da matéria. É a ponte entre o telespectador e a reportagem.
Produtor / Editor - Concretiza a pauta, a pesquisa, o histórico e o contexto. Identifica entrevistado, acompanha a equipe, faz reportagens, escreve o texto final e edita. Participa em todas as etapas da matéria podendo, inclusive, fazer a locução das matérias.
Editor de Arte - Não precisa ter formação jornalística, mas necessita afinidade com a notícia. Deve conseguir expressar visualmente informações que não foram captadas pelas câmeras. Trabalha junto com o editor de texto e com o repórter. É um dos responsáveis pela criação da identidade visual das matérias.
Editor de Imagens - Antigamente era chamado de montador. Seleciona as imagens recebidas do repórter cinematográfico para adequá-las ao texto do repórter ou do editor de texto. Alinha a seqüência de vídeo e áudio gravados, de acordo com os critérios da edição. Trabalha sob responsabilidade do editor de texto ou do produtor / editor.
Âncora - É o apresentador do programa. Acumula esta atividade com a de editor-chefe ou editor-executivo. É responsável pela identidade editorial ao programa. Deve ter ascendência e identidade sobre a equipe. É editor, produtor, pauteiro, apurador e repórter.
Apresentador - É um locutor diante das câmeras. Lê os textos escritos pelos editores. Deve ter recursos de voz e empatia. Pode valer-se do teleprompter para a leitura das notícias ou de um ponto eletrônico.
Locutor de cabine - Profissional da locução que não aparece diante das câmeras. Grava offs para notas cobertas.
Coordenador de Jornal - Confere as laudas do programa e as distribui a todos os envolvidos no processo. Cuida da harmonia do telejornal.
Câmera de Estúdio - É um cinegrafista de câmera de estúdio. Seu equipamento fica, na maioria das vezes, apoiado em um carrinho. Grava os apresentadores nas bancadas e os entrevistados que estão no estúdio. Duas ou três câmeras são suficientes para a gravação de um telejornal.
Diretor de TV - É responsável pelos cortes na apresentação do telejornal. As imagens captadas pelas câmeras no estúdio ficam em vários monitores (um por câmera) e ele decide qual delas vai ao ar. Guia-se pelo script.
Operador de VT - Revisa todas as fitas para verificar a qualidade técnica de áudio e vídeo. A fita não deve nem estourar o áudio nem ter defeito na imagem (drop out), com pontos ou listas aparecendo durante a reprodução. Dá o play.
Operador de Áudio / Sonoplastia - Abre o som dos microfones e os modula para a exibição. O material gravado é modulado no momento da exibição e a captação de áudio ao vivo é testada minutos antes da entrada.
Assistente de Estúdio - Faz a ligação entre o estúdio e a sala de controle. Recebe informações pelo ponto eletrônico. Sinaliza para o apresentador o tempo que falta para o programa entrar no ar e quanto falta para acabar. Indica quando deve ser encerrada uma entrevista ao vivo e a que câmera o apresentador deve se dirigir.
Operador de Caracteres - Opera a máquina responsável pela introdução dos textos contidos no script. São créditos e outras indicações que aparecem na tela. No momento da exibição do VT já deve ter todo o material preparado.