No gênero interpretativo temos a crônica, a grande reportagem e o documentário.
A crônica acompanha o relato dos fatos com uma interpretação, definição das causas que o provocaram, alcance e repercussões. Apresenta fatos, dados e uma interpretação pessoal. É colocado no presente. Mais utilizado na conexão telefônica de matérias informativas. Tipos: crônica social, crônica judicial, da Bolsa, esportiva, parlamentar (política). Os critérios para se produzir uma crônica são: concisão do relato; precisão e segurança dos dados; apresentação de detalhes; grau de conhecimento do contexto; descrição correta dos fatos e cenário; credibilidade do cronista ou correspondente; seqüência e clareza expositiva; força explicativa das palavras; ritmo de exposição dos fatos; conteúdo humano; seleção de protagonistas, testemunhas e especialistas que valorizam e completam a informação; utilização de som-ambiente; imagem do cronista ou correspondente no lugar dos fatos; uso de descrições (estrutura, minúcias e emotividade); seleção de imagens dos fatos que são narrados.
A reportagem requer trabalho de documentação, análise e organização do material recolhido. Incorpora uma interpretação subjetiva dos fatos; se sustenta numa estrutura mais complexa e elaborada. Necessita de planejamento. Busca a eficácia informativa numa duração limitada de tempo (de sete a 15min).
Deve-se relacionar a palavra, à imagem e ao som de modo a narrar os fatos com clareza e eficácia de modo a formar uma coluna vertebral da reportagem: fato 1, fato 2, fato 3... Dê uma seqüência à narração ou representação da ação informativa; mostre como se desenvolvem os acontecimentos que se informa: planejamento da ação do fato 1; início da ação do fato 1; desenvolvimento da ação do fato 1; clímax da ação do fato 1; finalização da ação do fato 1; planejamento da ação do fato 2;...
Utilize as palavras, entrevistas, declarações e opiniões dos sujeitos implicados nos acontecimentos informativos ou relacionados a eles: entrevista 1 do fato 1; entrevista 2 do fato 1; entrevista 3 do fato 1; entrevista 1 do fato 2; entrevista 2 do fato 2; ...
O documentário mescla informação, interpretação e opinião. Mantém-se com dados testemunhais, fidedignos e contrastantes além de possuir um roteiro bem elaborado. É fruto da observação minuciosa e da organização do material observado e registrado. Descreve situações, cenários, processos e personagens que permitam entender melhor o conteúdo. A informação vem acompanhada de testemunhos e comentários.